Dermatologia

Alguns motivos para procurar um Dermatologista









Você sabia que todas as pessoas precisam passar pelo médico especializado em dermatologia? Achou exagero? Não, nada disso! Essa especialidade da medicina é responsável por estudar a pele e seus anexos: pelos, cabelo e unhas. Ou seja, se há alguém capacitado para avaliar as reais condições de sua pele, te dar dicas e conselhos sobre manchas, acne, linhas de expressão, queda de cabelo ou unhas fracas e quebradiças - entre outras coisas, esse alguém é o dermatologista. Além disso, ele também é capaz de diagnosticar precocemente as doenças da pele e isso, pode trazer benefícios para toda a sua vida!
Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar que a pele é o maior órgão do nosso corpo. Mas, além disso, ela também é um dos nossos órgãos mais importantes e precisa de cuidados. É ela que faz a interface entre o ser humano e o ambiente, por isso desempenha várias funções, como proteção, regularização da temperatura corporal, percepção de frio ou calor e possui receptores para o tato, pressão, temperatura e sensibilidade, incluindo a dor. Ou seja, a pele é o órgão mais exposto e o que está mais sujeito à agressões externas. Sendo assim, não dá pra largar de mão, não é?
Sempre que tenho algo na minha pele me incomodando, vou a consulta com minha dermatologista. Isso também vale para quando não gosto de algo em minhas unhas ou cabelos. E isso, acredite, não é exagero nenhum! Para te ajudar a compreender a importância de se consultar com um dermatologista, separei os dez principais motivos para você também marcar a sua consulta. Dá só uma olhada:

NORMAL, SECA OU OLEOSA: QUAL O MEU TIPO DE PELE?
A moça da loja de cosméticos olhou sua pele e disse que é oleosa? Por mais prestativa e simpática que a vendedora possa ser, ela não é a pessoa mais indicada a lhe passar essa informação. Além de fazer o diagnóstico de seu tipo de pele, o médico dermatologista também irá lhe orientar sobre o tratamento de manchas e explicar como fazer a prevenção anti-envelhecimento. 

SUOR EXCESSIVO
Se você sofre com suor excessivo e odores durante o dia todo, o dermatologista pode ajudar. Esses são indícios de problemas que têm solução. Mas para tratar, é necessário o correto diagnóstico e os medicamentos corretos.

UNHA QUEBRADIÇA
Unhas fracas e quebradiças também são motivos para visitar o médico. Elas podem indicar uma série de doenças, como anemia e problemas hormonais em decorrência de mau funcionamento da tireoide ou das glândulas supra renais, por exemplo.

SOCORRO, TÔ FICANDO CARECA!
Não se iluda! Aquele shampoo maravilhoso de pimenta ou de jaborandi que a sua melhor amiga indicou não vai resolver o problema... A queda excessiva de cabelos pode também pode ter causas hormonais. Para solucionar o problema, só por meio de tratamentos especializados. 

CELULITE, ESTRIAS E FLACIDEZ
Quer desfilar um corpo com pele lisinha sem o famoso efeito "casca de laranja"? Sumir com as estriar pós-gestação ou acabar com a "bandeira" debaixo do braço na hora do "tchauzinho"? É o dermatologista quem orienta sobre as melhores dicas para reduzir as celulites, estrias e flacidez.

ROSTINHO LISO, OU COM ACNE?
Espinhas e cravos em grande quantidade são indesejados para qualquer idade e, SIM, isso tem solução! O médico dermatologista irá medir o grau de sua acne e prescrever o tratamento específico para combater esse mal. Além disso, ele vai lhe indicar os produtos corretos para aplicar na pele - o que inclui também, um hidratante próprio para quem sobre com acne. Afinal, quem disse que pele oleosa e acneica não precisa de hidratação? Sem falar que você sairá do consultório sacando tudo sobre a diferença entre produtos não comedogênicos e não acneicos - sim, há diferença!

PINTAS OU SINAIS?
Pintas que mudam de cor ou de tamanho, indicam o maior dos perigos: podem ser um sinal de câncer de pele... Todo o cuidado é pouco e quanto mais informação, melhor!

PELE DE COBRA
Pele dos pés descascando ou manchas brancas que não somem com o crescimento das unhas indicam problemas como micose e precisam de um diagnóstico especializado.

SAPINHO?
Feridas nos lábios podem indicar vários problemas, e a maioria tem tratamento.