Psicologia

POR QUE PROCURAR UM PSICÓLOGO?

psicologa-inpaSe perguntarmos a dez pessoas qual o conceito de Psicologia, provavelmente colheremos dez respostas diferentes e essas respostas podem variar significativamente. E se, a essas mesmas pessoas, perguntarmos porque alguém procuraria os serviços de um psicólogo, é possível que tenhamos também grandes diferenças entre cada uma dessas respostas.
Ainda há quem pense que alguém procura um psicólogo porque está “louco”, porque é “desajustado” ou porque tem algum problema mental. A chance de que um psicólogo atenda uma pessoa “louca” em consultório é bem pequena, até porque aqueles que cindem com a realidade, surtam (no sentido técnico) ou passam a desenvolver algum quadro psicológico que seja considerado loucura geralmente não está em condição de procurar um psicólogo em consultório. Geralmente, essas pessoas buscam a intervenção medicamentosa consultando um psiquiatra em ambulatório ou, em casos mais graves, procuram esse especialista nalguma instituição.
O psicólogo geralmente é procurado por alguém que tem a necessidade de recuperar o autocontrole, como nos casos de alguém que esteja acima do peso e necessite resgatar o controle do comportamento alimentar; ou como no caso de alguém que seja muito ansioso e precise aprender  formas de controlar a ansiedade. Há quem tenha um medo exacerbado de falar em público ou uma esquiva recorrente de dirigir e queira ou precise mudar essa situação. Em alguns casos, há quem esteja deprimido, sem esperanças e precise precise eficientemente mudar o cenário à sua volta e passar a enxergar a vida de outra forma. Nessas e em tantas outras situações, o psicólogo é o profissional dotado de conhecimento teórico filosófico e técnico para ajudar. Ele não é necessariamente alguém para quem se desabafe; por meio de técnicas e de uma análise profissional do problema apresentado, o psicólogo ajuda o cliente a enxergar novas formas de agir na vida e auxilia na mudança de atitudes de forma sistemática e orientada.

Fonte:
http://www.inpaonline.com.br/servicos/por-que-procurar-um-psicologo/