Gastroenterologia



Quando procurar um Gastroenterologista?


O especialista em Gastroenterologia precisa ser consultado sempre que a pessoa tem problemas ou queixas relacionadas ou associadas ao processo digestivo ou às estruturas que fazem parte desse sistema.

Muitas vezes, a partir dos sintomas que apresenta, o próprio paciente é capaz de identificar que necessita de uma consulta com um especialista em Gastroenterologia.
Em outros casos, pode acontecer de o clínico geral ou de um especialista em outra área fazer o encaminhamento ao gastroenterologista, para uma investigação diagnóstica ou para o tratamento de problemas que envolvem o sistema digestivo.


Quais sintomas a pessoa precisa ficar atenta?

Os sintomas relacionados a problemas na área da Gastroenterologia podem ser vastos. Por isso, nem sempre o próprio paciente é capaz de saber que o seu quadro se encaixa no escopo dessa especialidade.
Geralmente são os desconfortos em alguma área do corpo que a pessoa sabe estar diretamente ligada ao sistema digestivo que a fazem procurar um especialista em Gastroenterologia.


Assim, quadros como azia, dores estomacais ou abdominais, refluxos e vômitos, gases em excesso, constipação intestinal ou, então, diarreias frequentes, sangramento nas fezes, etc., são alguns exemplos de situações que levam o próprio paciente a recorrer a um profissional da Gastroenterologia.


Quais sintomas podem indicar problemas gastroenterológicos?


Alguns quadros podem, sim, ser indícios de problemas digestivos e isso não ser tão claramente identificável para que o paciente saiba que tem de procurar um especialista em Gastroenterologia.
Entre eles estão, por exemplo, irritações frequentes e recorrentes na garganta (que podem ter origem em refluxos noturnos, que a pessoa não percebe), aftas recorrentes nas mucosas bucais (que podem estar relacionadas a quadros como estomatite e, até mesmo, a doenças inflamatórias autoimunes), dores de cabeça (o mau funcionamento intestinal pode agravar alguns quadros de enxaqueca, por exemplo).
Nesses e em outros casos em que os problemas e as queixas do paciente apontam para a possibilidade da presença de problemas do trato do sistema digestivo, médicos de outras áreas costumam fazer o encaminhamento para o profissional da área da Gastroenterologia.


Quais exames o médico pode solicitar?


 No âmbito da Gastroenterologia, diversos exames clínicos podem ser requisitados para a investigação e o acompanhamento diagnóstico, desde as análises básicas de sangue, fezes e urina, por exemplo, até exames de imagem de alta complexidade, passando também pelas biópsias (coletas de amostras de tecidos para avaliação laboratorial).
Alguns são realizados diretamente por especialistas em Gastroenterologia. Entre eles estão a endoscopia digestiva e a colonoscopia, por exemplo.



Quais são os problemas frequentes enfrentados pelo médico gastroenterologista?


• Doença do Refluxo Gastroesofágico; 

• Distúrbios Motores do Esôfago; 

• Halitose (quando causada por problemas gástricos); 
• Problemas hepáticos (problemas no fígado); 
• Problemas no pâncreas; 
• Pedra na vesícula; 
• Gastroenterite; 
• Gastrite; 
• Úlceras (estomacais, duodenais, pancreáticas, intestinais, etc.); 
• Disfunções e/ou obstruções intestinais; 
• Quadros inflamatórios crônicos ou agudos que afetem órgãos do sistema digestivo, tais como apendicite, pancreatite, diverticulite, etc.