Psiquiatria


Quando procurar um Psiquiatra?


Muitas pessoas procuram um psiquiatra ao acreditar que eles tratam apenas dos casos mais graves. Isso acontece, sim, mas em unidades de internação hospitalar, hospitais-dia. Na maioria das vezes os psiquiatras dedicam-se a casos leves e moderados, cujo tratamento é realizado em consultórios.

Como outros médicos, os psiquiatras podem realizar a investigação de doenças clínicas através do exame físico e de exames complementares e realizar o tratamento de doenças clínicas e de transtornos mentais com a prescrição de medicamentos.

Dentro das doenças clínicas, os psiquiatras podem ser de grande auxílio, por exemplo, em

- controlar a dor crônica (oriunda de diversas patologias)
- fibromialgia
- alterações do sono, como na síndrome da apneia obstrutiva do sono

O psiquiatra pode, também, assim como o psicólogo, realizar técnicas de psicoterapia, cujo benefício é cientificamente demonstrado.

Outros não vão a um psiquiatra pelo receio de como é a avaliação psiquiátrica. Nesta consulta o médico perguntará sobre a história dos sintomas que motivaram a consulta, histórico médico pessoal e familiar. Consultar-se com um médico especialista em saúde mental deve ser tratado de forma tão natural quanto um médico de outra especialidade.

Outros indivíduos podem temer a indicação de remédios que resultarão em sedação excessiva e dependência. Contudo, nem todas as pessoas que realizam acompanhamento psiquiátrico fazem uso de remédios e existem diversos medicamentos que não causam sedação.

A maioria das medicações não causa dependência, exceto os benzodiazepínicos (classe dos “calmantes” como Rivotril e Lexotan). Se usados por curto período e com indicação precisa não causam dependência.

Motivos comuns de encaminhamento ao psiquiatra são: stress, insônia, tristeza excessiva, gastos excessivos, ganho ou perda de peso, tabagismo, ansiedade, irritabilidade, ou dificuldade de concentração.

Discussões e brigas nos relacionamentos, pior desempenho no trabalho uso excessivo de álcool, uso de drogas,  perda de memória, ansiedade e preocupação excessiva são também dificuldades que podem ser resolvidas através da avaliação psiquiátrica.

O encaminhamento de um profissional da saúde não deve ser visto como um sinal de gravidade, mas sim como o de um cuidador que propõe a avaliação especializada para seu paciente.

Procurar ajuda não é sinal de fraqueza. Pelo contrário, é sinal de força. Envolve, por vezes, a quebra de preconceitos, o reconhecimento do sofrimento e do prejuízo. Representa sobretudo a escolha madura da saúde.


Fonte:http://www.neuropsiquiatriasp.com/quando-procurar-um-psiquiatra.html